Edições anteriores
2017 | Os fins da arte
O 13º. Congresso Internacional de Estética – Brasil, intitulado “Os fins da arte” visa pôr em relevo temas recorrentes na história da estética filosófica, elaborando a ambiguidade já constante no seu título, a saber, “fins” entendidos como finalidades, o que remete à discussão sobre os usos que a arte teve, tem e terá, e “os fins da arte” que remetem às inúmeras formulações da discussão sobre um possível término da arte, a partir da marcante página dos Cursos de estética de G.W.F. Hegel.
2015 | O trágico, o sublime e a melancolia
O 12º. Congresso Internacional de Estética – Brasil, intitulado “O trágico, o sublime e a melancolia”, tem por objetivo debater os elementos teóricos e de diversas ordens ligados aos conceitos de trágico, sublime e melancolia.
2013 | Gosto, interpretação e crítica
O 11o Congresso Internacional de Estética – Brasil tem em vista a discussão de três conceitos que se formaram (ou pelo menos se consolidaram) no ambiente iluminista europeu do século XVIII (e do início do XIX) – gosto, interpretação e crítica – e que chegaram a esse início do século XXI com potencial para a compreensão de fenômenos culturais contemporâneos e globais.
2011 | Imagem, imaginação, fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser
O 10º. Congresso Internacional de Estética – Brasil, intitulado “Imagem, imaginação, fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser”, pretende abordar alguns dos aspectos mais importantes do pensamento de Flusser, aproveitando a oportunidade para rememorar os vinte anos de sua morte (ocorrida em novembro de 1991).
2009 | Deslocamentos na arte
O 9º. Congresso Internacional de Estética – Brasil, intitulado "Deslocamentos na arte”, pretende pensar, no cenário contemporâneo, tanto os deslocamentos a que se assiste no discurso filosófico, especialmente na estética e na filosofia da arte, quanto os entrelaçamentos e tensões produtivas entre filosofia e literatura, artes plásticas, cinema, teatro, arquitetura.
2007 | Estéticas do deslocamento
O 8º. Congresso Internacional de Estética – Brasil, intitulado "Estéticas do deslocamento”, articulou-se em torno do conceito de "deslocamento" e teve lugar entre 15 e 18 de maio de 2007 em Belo Hoizonte/MG.
2005 | Dimensão estética
A realização do “Congresso Internacional Dimensão Estética” dá sequência a um projeto de longo prazo da linha e do grupo de pesquisa “Estética e Filosofia da Arte” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAFICH-UFMG, o qual prevê a realização bi-anual de eventos de grande porte, nos quais se aprofunde na compreensão de um texto clássico da área de Estética, procurando também efetuar sua conexão com os urgentes problemas experienciados no campo da arte e da cultura na contemporaneidade.
2003 | Theoria Aesthetica: Theodor Adorno 1903-2003
O congresso tem por objetivo discutir o modelo específico de Teoria estética do filósofo alemão Theodor W. Adorno, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 11/09/2003, levando em consideração todos os aspectos por ele levantados. Trata-se, ademais, de discutir, em termos mais gerais, em que medida “estética”, enquanto disciplina ligada essencialmente à sensibilidade, e “teoria” – âmbito perpassado principalmente pela atividade racional do entendimento – se relacionam mutuamente.