Convidados

Cíntia Vieira (Universidade Federal de Ouro Preto)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Desenvolveu pesquisa sobre dança em estágio pós-doutoral na USP (entre agosto de 2017 e agosto de 2018). É professora associada no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. É presidenta da Associação Brasileira de Estética. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da diferença; o corpo como questão filosófica; corporeidade, imagem e suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas; teoria espinosista dos afectos. Publicou artigos nas revistas Dois pontos, Princípios, Cadernos espinosanos, Viso- cadernos de estética aplicada, dentre outras. Pela Editora da Unicamp, publicou Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa (2013).

Paula Fleisner (Universidad de Buenos Aires)

Paula Fleisner é professora e doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires, pesquisadora adjunta do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina. Ela leciona as disciplinas “Problemas Especiais da Estética” e “Filosofia da Animalidade” no Departamento de Filosofia da Universidade de Buenos Aires, onde também ministra seminários de pós-graduação. É autora do livro La vida que viene. Estética y filosofía política en el pensamiento de Giorgio Agamben (EUDEBA, 2015), organizadora e autora do livro coletivo Indisciplina. Estética, política y ontología en la revista Documents, Buenos Aires (Ragif Editores, 2018) e organizadora do livro coletivo El situacionismo y sus derivas actuales. Acerca de las relaciones entre arte y política en la estética contemporánea  (Prometheus, 2015). Publicou vários artigos em revistas internacionais especializadas e participou de congressos, encontros e jornadas e realizou conferências em vários lugares da Argentina e da América Latina. Participa de grupos de pesquisa sobre estética e filosofia contemporânea. Sua pesquisa atual gira em torno de uma estética materialista pós-humana.

Kathia Hanza (Pontifícia Universidade Católica-Peru)

Estudou Filosofia, Romanística e Filologia Clássica na Universidade de Tübingen. Doutora em Filosofia pela Universidade de Frankfurt. Professora do Departamento de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde também foi Diretora dos Estudos Gerais de Letras e da Faculdade de Arte. Atualmente é diretora do Sistema de Bibliotecas. Membro do Centro de Estudos Filosóficos do Instituto Riva-Agüero e do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética da PUCP; também da Sociedade Ibero-Americana de Nietzsche e da Sociedade de Estudos Kantianos na Língua Espanhola. Membro do Conselho Editorial de revistas especializadas. Coeditora da revista Estudios de Filosofía. Possui vários artigos sobre a filosofia de Nietzsche e sobre a filosofia da arte.

Olivier Schefer (Université Paris I – Pantheon-Sorbonne)

Olivier Schefer é filósofo e escritor. Ensina estética alemã e filosofia da arte contemporânea na Universidade Paris I, Sorbonne. É especialista na obra teórica de Novalis, do qual publicou vários manuscritos filosóficos, incluindo Le Brouillon général. O seu trabalho se concentra na construção romântica da modernidade e nas ressonâncias contemporâneas dos problemas do primeiro romantismo (fragmentos, ruínas, caos, imaginário espectral e sonambulismo). Escreve regularmente para catálogos de artistas contemporâneos (Anish Kapoor, Claude Lévêque, Stephane Thidet, Bernar Venet) e é, também, autor de três histórias autobiográficas dedicadas à escrita do tempo Un Seul souvenir. Voyages dans les Balkans (2016). Une Tache d’encre (2017). Conversations silencieuses (2019)). A ser publicado em 2020, um ensaio sobre a noção de dialética de Robert Smithson.

Gilles Tiberguien (Université Paris I – Pantheon-Sorbonne)

Gilles A. Tiberghien, professor e doutor em filosofia, trabalha na encruzilhada entre história da arte e estética que ele ensina na Universidade de Paris-1 Panthéon – Sorbonne. É membro do conselho editorial do Cahiers du Musée d’Art Moderne e é co-editor chefe com Jean-Marc Besse dos Carnets du Paysage. Publicou, entre outros, Nature, art, paysage, Actes – Sud / E.N.S.P., 2001, Amitier, Le Félin – Poche (2008), Le principe de l’axolotl & suppléments. Essais sur les voyages. (Actes – Sud 2011), Land Art aux éditions, Carré, 2012, Notes sur la Nature, la cabane et quelques autres choses, Le Félin, 2014, Paysages et jardins divers, éd Mix, 2015. Opérations cartographiques aux éditions Actes-Sud (2017) sous sa direction et celle de Jean-Marc Besse, Land art Travelling, Editions Fage, 2018, Récits du monde (IMEC, Caen, 2018)

Suely Rolnik (Pontifícia Universidade Católica-São Paulo)

Suely Rolnik é psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora, Professora Titular da PUC-SP e, desde 2007, docente convidada do Programa de Estudios Independientes do Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona. Em 2008, foi docente convidada do Master Oficial en Historia del Arte Contemporáneo y Cultura Visual, Universidad Autónoma de Madrid e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e pesquisadora convidada pela Fondation de France, no Institut National de l’Histoire de l’Art. Viveu exilada em Paris de 1970 a 1979 onde graduou-se em Filosofia e Ciências Sociais na Université de Paris VIII, e fez graduação, mestrado e DESS em Ciências Humanas Clínicas na Université de Paris VII. Doutorou-se em Psicologia Social pela PUC-SP, em 1987. Sua investigação enfoca as politicas de subjetivação em diferentes contextos, abordadas de um ponto de vista teórico transdisciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-política.

Eduardo David Oliveira (Universidade Federal da  Bahia)

Eduardo David Oliveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997), especialista em Culturas Africanas e relações inter-étnicas da educação brasileira pela Unibem (1998), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atua com temas relativos à diáspora negra, desenvolvendo assessoria junto aos movimentos sociais populares. Suas principais publicações são: Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente (2003); Ética e Movimentos Sociais Populares: práxis, subjetividade e libertação (2006); Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira (2007) ; Ancestralidade na Encruzilhada (2007), publicadas pela Gráfica e Editora Popular de Curitiba, e XIRÊ: a oferenda lírica: um livro de mito-poema (2016) pela Editora Oguns Toques Negros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa RedPect-UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Africanidades e do Grupo Griô: Cultura Popular e Diáspora Africana. Sócio-fundador do IPAD-Insituto de pesquisa da afrodescendência e sócio-fundador do IFIL – Insituto de Filosofia da Libertação e atualmente coordenador da Linha de Pesquisa Conhecimento e Cultura do Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.