Comissão Organizadora

Cíntia Vieira da Silva (UFOP – subcoordenadora)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Desenvolveu pesquisa sobre dança em estágio pós-doutoral na USP (entre agosto de 2017 e agosto de 2018). É professora associada no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. É presidenta da Associação Brasileira de Estética. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da diferença; o corpo como questão filosófica; corporeidade, imagem e suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas; teoria espinosista dos afectos. Publicou artigos nas revistas Dois pontos, Princípios, Cadernos espinosanos, Viso- cadernos de estética aplicada, dentre outras. Pela Editora da Unicamp, publicou Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa (2013).

Debora Pazetto Ferreira (UDESC)

Professora de Artes Visuais na UDESC e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela UFSC, graduação em Artes Visuais pela UDESC e doutorado Estética e Filosofia da Arte pela UFMG, com estágio doutoral na Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de estética e filosofia da arte, crítica da arte, estudos de gênero, arte e tecnologia, dança e corporeidade. Organizou diversos livros e eventos, e publicou diversos capítulos de livros e artigos nessas áreas.

Fernanda Proença (UFOP)

Fernanda Proença é formada em filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é mestranda em Estética na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, sob orientação do Prof. Dr. Bruno Guimarães, e bolsista FAPEMIG. É editora assistente e revisora da revista acadêmica ArteFilosofia e compõe a diretoria da ABRE – Associação Brasileira de Estética na capacidade de tesoureira. 

Giorgia Cecchinato (UFMG)

Giorgia Cecchinato (Padova, 1974) possui graduaçao em Filosofia pela Università degli studi di Padova (2001) e doutrorado (2009) em Filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Foi Pesquisadora e encarregada de ensino na Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2007-2008) e bolsista DAAD na Universidade Federal do Paraná. Foi pesquisadora na Università degli studi di Padova (2008-2009). Atualmente é professora adjunta de estética na UFMG Atua sobretudo na área de Filosofia Moderna, com destaque nos seguintes temas: Kant, Idealismo alemão, filosofia do século 18, em suas implicações estéticas e morais. É autora da monografia Das Problem einer Ästhetik bei Fichte, Würzburg, 2009; e de outros ensaios e artigos sobre questões e problemas do Idealismo alemão.

Miguel Gally (UNB)

Nasceu em Leuven (1976). Estudou Filosofia nas Universidades Federais da Paraíba e do Rio de Janeiro, e na Westfälische Wilhelms Universität Münster. Recebeu bolsas de formação e pesquisa do CNPq, DAAD, CAPES e FAP-DF. Foi professor visitante dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (2008-2010) e em Arquitetura e Urbanismo (2016), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador visitante nas Universidade de São Paulo (2016), University of Amsterdam (Pos-Doc, 2017-2018) e Freie Universität Berlin (Pos-Doc, 2017-2018). Atualmente é Professor Associado de Estética & Filosofia da Arte e da Arquitetura junto ao Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). É líder (desde 2018) do Ambiente 33 – Espacialidades, Comunicação, Estética e Tecnologias – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar/CNPq. Membro da gestão da Associação Brasileira de Estética (ABRE- 2018/2020).

Rachel Cecília de Oliveira (UFMG – coordenadora)

É mestre e doutora em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Fez mobilidade doutoral na Université Paris I – Pantheon-Sorbonne, pós-doutorado no Braude College of Engineering em Israel, em arte e tecnologia e um segundo pós-doutorado como bolsista de PNPD do Programa de pós-graduação em Filosofia da UFOP. Foi parte da diretoria da Associação Brasileira de Estética – ABRE – por dois mandatos e professora visitante na Université Paris I – Pantheon-Sorbonne. Atualmente é professora efetiva de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da UFMG, membro do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG. Atua como professora colaboradora do Mestrado em Filosofia da UFOP, onde também é editora da revista ArteFilosofia. Possui livros organizados, artigos publicados e trabalha como crítica e curadora independente.

Rodrigo Duarte (UFMG)

Rodrigo Duarte é graduado e mestre em Filosofia pela UFMG e doutor nessa disciplina pela Universidade de Kassel (1990), com pós-doc na Universidade da Califórnia em Berkeley (1997). Foi professor visitante na Universidade Bauhaus de Weimar (2000) e na Hochschule Mannheim (2011) e, desde 1990, é professor do Departamento de Filosofia da UFMG. Foi presidente da Associação Brasileira de Estética, de 2006 a 2014. Publicou, dentre outros, os livros: Adornos. Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano (1997), Adorno/Horkheimer & a Dialética do esclarecimento (2002), Teoria crítica da indústria cultural (2003), Dizer o que não se deixa dizer (2008), Deplatzierungen (2009; segunda edição: 2017), Pós- história de Vilém Flusser: gênese-anatomia-desdobramentos (2012), e Varia Aesthetica (2014).

Verlaine Freitas (UFMG)

Possui graduação (1994), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais; fez estágio de Pós-doutorado na University of Windsor, Canadá (2011). Atualmente é Professor Titular do departamento de Filosofia da UFMG, pesquisador do CNPq e professor do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG. É autor do livro “Adorno e a arte contemporânea”, além de organizador de outras obras sobre estética. Traduziu textos de autores alemães e de língua inglesa, dentre os quais se destacam “Escritos de psicologia social e psicanálise” e “Primeiros escritos filosóficos” com textos de Theodor Adorno. Trabalha principalmente com os temas: estética, psicanálise e cultura de massa, abordando as obras de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Theodor Adorno.

Virginia Figueiredo (UFMG)

Desde 1996, Virginia de Araujo Figueiredo é professora do Departamento de Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha principalmente na área de Estética, com ênfase nos seguintes temas: Arte e Ontologia, Poéticas no Idealismo Alemão, Estéticas e Arte Contemporâneas. Fez doutorado em Filosofia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg, sob a supervisão de Philippe Lacoue-Labarthe (1994); dois estágios de pós-doutorado: em 2003, no Boston College, EUA, com Jacques Taminiaux; em 2010, na Universidade Marc Bloch, França, com Jean-Luc Nancy. Entre 1997 e 2009, foi pesquisadora do CNPq (1B). Publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas como: Kriterion, Viso,O que nos faz pensar? Em 2017, seu livro Horizontes do Belo: ensaios sobre a Estética de Kant foi publicado pela Editora da UFMG.

Vladimir Vieira (UFF)

Vladimir Vieira é doutor em filosofia pela UFRJ/PPGF e professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume, e traduziu para o português os ensaios teóricos de Schiller sobre o sublime e a tragédia.