Herbert Marcuse: Dimensão estética
Ano
2006
Formato
CD-ROM
ISBN
978-85-60537-00-7
Organização
Imaculada Kangussu
Rodrigo Duarte
Verlaine Freitas
Virgínia Figueiredo
Iracema Macedo
Opções de leitura

Apresentação

Os textos deste CD-ROM foram apresentados no Congresso Internacional Dimensão Estética – dedicado ao cinqüentenário da obra Eros e Civilização, de Herbert Marcuse –, realizado entre os dias 17 e 20 de maio de 2005, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAFICH-UFMG. O evento foi o sétimo de uma série de encontros bienais realizados pela linha de pesquisa “Estética e Filosofia da Arte” do referido programa, a qual se iniciou em 1993, com o colóquio “Morte da Arte, Hoje”, e teve seqüência com os eventos “Belo, Sublime e Kant” (1995), “As Luzes da Arte” (1997), “Mímesis e Expressão” (1999), Kátharsis” (2001), e “Theoria Aesthetica” (2003).

O principal objetivo dessas realizações tem sido aprofundar a abordagem de questões instigantes da arte e da cultura contemporâneas, tendo como pano de fundo as abordagens clássicas do repertório da estética, enquanto reflexão filosófica. Os três primeiros encontros foram registrados em anais, e os três últimos em livros, editados com um extrato do que de mais significativo foi apresentado nos eventos. No caso presente, como os trabalhos selecionados para apresentação no Congresso Internacional Dimensão Estética eram de excelente qualidade, e em sua maior parte dedicaram-se à leitura da obra de Herbert Marcuse, considerando a dificuldade de se encontrar, em português, bibliografia à altura das articulações proporcionadas pela dimensão estética no pensamento desse filósofo, a comissão organizadora decidiu-se pelo formato digital de modo a poder incluir todos os textos disponibilizados. O propósito é alimentar, com isso, leituras, estudos e discussões de uma perspectiva conceitual ainda pouco conhecida em nosso país.

Do material recebido para integrar a presente publicação, agrupou-se, segundo afinidades temáticas, primeiramente os textos que abordam especificamente a filosofia de Herbert Marcuse, na seção que leva seu nome. Em seguida, sob o nome de “Interseções”, agruparam-se aqueles que, sem perder de vista as idéias do autor homenageado, o relacionam com outros filósofos através de semelhanças, analogias, contradições, diferenças. Ao último grupo, nomeado “Tangências”, correspondem textos que percebem, em outros pensadores, temas que participam do universo conceitual de Marcuse.

Considerando-se que algumas das contribuições mais significativas foram apresentadas no evento em inglês e em alemão, optou-se por oferecer, no CD-ROM, a tradução para o português seguida da versão do texto na sua língua original.

Uma vez que a presente obra deve sua existência ao êxito do Congresso Internacional Dimensão Estética, agradecemos o apoio financeiro prestado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAFICH-UFMG, pela CAPES, pelo CNPq e pelo Goethe Institut do Rio de Janeiro, sem o qual o Congresso não teria se realizado. No que tange à presente publicação, agradecemos a Douglas Garcia, Robespierre de Oliveira e Silvio Carneiro que generosamente traduziram os textos apresentados em inglês. Este CD foi custeado com recursos da CAPES, à qual somos imensamente gratos.

A comissão organizadora
Belo Horizonte, julho de 2006.