Edições
2017 | Tenda dos milagres: saberes na diferença
O 8º Colóquio Internacional Filosofia e Ficção, intitulado "Tenda dos milagres: saberes na diferença", tem por inspiração o título do romance "Tenda dos milagres", de Jorge Amado.
2015 | A arte da vingança
O VII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção, cujo tema é “A Arte da Vingança,” teve como objetivo decifrar e apresentar intersecções entre filosofia, psicanálise, literatura e outras formas de artes. Vingança, considerada como represália, retaliação, reparação, retribuição, é um desejo e uma ação presentes nas representações do espírito humano desde seus primórdios. Heróis vingativos e heroínas vingativas, tanto divino/as quanto mortais, são figuras constantes no universo mitológico.
2013 | Utopia, acronias e anarqueologias
Realizado na Universidade de Brasília, o VI Colóquio de Filosofia e Ficção tem por foco de atenção a relação entre o tempo, o espaço e a ficção. O tema gira em torno do futuro como ficção, do passado como invenção e da imaginação de outros tempos.
2011 | Phantasia & Phantasma
O 5º Colóquio Filosofia e Ficção: Phantasia & Phantasma será realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2011, com o intuito de ressalvar as múltiplas relações entre Filosofia, Artes e Letras.
2009 | Corpo & Performance
O congresso tem por foco as múltiplas relações entre Filosofia, Artes e Letras no campo temático de corpo e performance. Trata-se de desenvolver reflexões, diálogos, interfaces, mediante uma proposta transdisciplinar que valorize os mais variados campos de estudos e linguagens.
2007 | Imagens nas artes visuais
O terceiro Colóquio Filosofia e Ficção foi realizado em Brasília/DF entre os dias 26 e 28 de março de 2007 e teve por tema "imagens nas artes visuais".
2004 | Cinema e muitas questões – e quase todas ontológicas
O II Colóquio Filosofia e Ficção: Cinema e muitas questões – e quase todas ontológicas busca estimular a interface entre temas filosóficos e o universo ficcional.
2002 | Filosofia e ficção, uma questão ontológica
O primeiro Colóquio Internacional Filosofia e Ficção foi realizado em Ouro Preto/MG entre os dias 27 e 29 de novembro de 2002 e enfatizava a ficção escrita e sua relação com o pensamento filosófico.