Congresso Internacional 2009
Deslocamentos na arte
De 15 a 18 de setembro de 2009
Ouro Preto/MG
Comissão Organizadora
Douglas Garcia Alves Júnior (UFOP)
Eduardo Soares Neves Silva (PUC/MG)
Guilherme Massara Rocha (UFMG)
Imaculada Kangussu (UFOP)
Rodrigo Duarte (UFMG)
Romero Alves Freitas (UFOP)

Apresentação

O pensamento filosófico contemporâneo assiste a uma espécie de “deslocamento” dos temas estéticos, que vê crescentemente reconhecida a sua centralidade para o adequado equacionamento das questões filosóficas consideradas fundamentais. No entanto, se tomarmos o termo “estética” no seu sentido mais amplo, o referido “deslocamento” das questões estéticas é apenas aparente, já que a compreensão dos mecanismos associados à sensibilidade é um pressuposto e uma dimensão inarredável de âmbitos como a teoria do conhecimento e a epistemologia.

Não é a toa que, apesar de toda a distância que a separa dessas disciplinas filosóficas hegemônicas, a estética tem desempenhado um papel fundamental no processo de adaptação da sensibilidade humana a um mundo permanentemente transformado pela tecnologia. E aqui o termo “deslocamento” readquire o seu significado quase físico, já que o progresso tecnológico tem se revelado de modo particular na aquisição de crescente velocidade dos processos de interação econômica, social e cultural.

Faz-se necessário pensar, no cenário contemporâneo, tanto os deslocamentos a que se assiste no discurso filosófico, especialmente na estética e na filosofia da arte, quanto os entrelaçamentos e tensões produtivas entre filosofia e literatura, artes plásticas, cinema, teatro, arquitetura. As interfaces que acontecem hoje, da filosofia e das artes com as grandes questões éticas e políticas do mundo contemporâneo, testemunham e exigem a presença renovada da reflexão sobre o universo da cultura e seus deslocamentos, tanto semânticos quanto políticos e econômicos.

Este Congresso Internacional Deslocamentos na Arte tem como proposta somar-se a uma série de eventos organizados, desde 1993, pela Linha de Pesquisa em Estética e Filosofia da Arte, do PPG em Filosofia da UFMG: Morte da arte, hoje (1993), Belo, sublime e Kant (1995), As luzes da arte (1997), Mímesis e expressão (2001), Theoria Aesthetica (2003), A dimensão estética (2005), Estéticas do deslocamento (2007). Agora, em promoção conjunta com o PPG em Estética e Filosofia da Arte da UFOP, a proposta é retomar a reflexão sobre o estatuto das transformações contemporâneas que cercam a produção artística e o pensamento filosófico sobre a arte e a estética.