Congresso Internacional 2005
Dimensão estética
De 17 a 20 de maio de 2005
Belo Horizonte/MG
Comissão Organizadora
Imaculada Kangussu (UFOP)
Iracema Macedo (UFMG)
Rodrigo Duarte (UFMG)
Sandra Abdo (UFMG)
Verlaine Freitas (UFMG)
Virginia Figueiredo (UFMG)

Apresentação

A realização do “Congresso Internacional Dimensão Estética” dá sequência  a um projeto de longo prazo da linha e do grupo de pesquisa “Estética e Filosofia da Arte” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAFICH-UFMG, o qual prevê a realização bi-anual de eventos de grande porte, nos quais se aprofunde na compreensão de um texto clássico da área de Estética, procurando também efetuar sua conexão com os urgentes problemas experienciados no campo da arte e da cultura na contemporaneidade.

Para o evento em pauta, nossos objetivos específicos são:

  • Interpretar a concepção de Herbert Marcuse sobre o entrelaçamento dos ímpetos desiderativos individuais e a dimensão formadora e unificante da cultura, fundamentalmente através da experiência estética.
  • Discutir, em termos mais amplos, o papel da estética como estruturante da experiência com o mundo, tanto a partir da  Teoria Crítica, quanto do pensamento filosófico em geral.
  • Analisar em que medida e através de quais estratégias a cultura de massa se apropria das dimensões erótica e estética na composição de seus produtos.