Cronologia

1988
Convite feito a Nilza de Oliveira pela International Association for Aesthetics (https://iaaesthetics.org), durante o XI Congresso Internacional de Estética (Londres), para criação Associação de Estética para a América Latina (AEAL), com o objetivo de se tornar a primeira entidade dedicada à promoção dos estudos em estética filosófica na América Latina.

1989
a
1994
Incubação do projeto para a AEAL. Nilza de Oliveira e Regina Moura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

1992
Fundação da Associação Argentina de Estética.

Fundação da Associação Chilena de Estética.


1993
1º Colóquio Latino Americano de Estética. Buenos Aires, 08 de julho. Coordenação de Rosa Maria Ravera.

1º Congresso de Estética: Morte da arte, hoje. Belo Horizonte/MG. Coordenação de Rodrigo Duarte. Realizado desde então bianualmente sem interrupções.


1994
Fundação da AEAL em 19 de setembro, no Rio de Janeiro. Estatuto tendo como uma de suas metas o resgate da memória artística da América Latina. Primeira e única gestão oficial. Presidência de honra de Octavio Paz e presidência de Nilza de Oliveira.

1995
I Simpósio Brasileiro de Estética: Diferenças entre valor artístico e valor estético na obra de arte. 27 de outubro. Coordenação de Nilza de Oliveira e Maria Helena Lisboa da Cunha.

2º Congresso Internacional de Estética: Belo, sublime e Kant. Belo Horizonte/MG.


1997
2º Colóquio Latino Americano de Estética: Estética em questão. UERJ, Rio de Janeiro/RJ, 14 a 20 de setembro. Coordenação de Nilza de Oliveira e Gerd Borheim.

3º Congresso Internacional de Estética: As luzes da arte. Belo Horizonte/MG.


1998
A Associação de Estética para a América Latina (AEAL) passa a se chamar Associação Brasileira de Estética (ABRE) em virtude da criação de outras entidades nacionais para os mesmos fins na América do Sul.

Associação Brasileira de Estética (ABRE). Novo Estatuto. Presidência de honra de Gerd Borheim. Presidência de Nilza de Oliveira.


1999
4º Congresso Internacional de Estética: Katharsis. Belo Horizonte/MG.

2001
5º Congresso Internacional de Estética: Mímesis e expressão. Belo Horizonte/MG.

2002
I Colóquio Filosofia e Ficção. Ouro Preto/MG. Inauguração do primeiro evento itinerante de estética em território nacional, coordenado por Imaculada Kangussu.

2003
6º Congresso Internacional de Estética: Theoria Aesthetica. Belo Horizonte/MG.

2004
XVI Congresso Internacional de Estética: Mudanças na estética, da International Association for Aesthetics (IAA). Rio de Janeiro. Coordenação de Nilza de Oliveira.

II Colóquio Filosofia e Ficção. Florianópolis/SC.


2005
7º Congresso Internacional de Estética: A dimensão estética. Belo Horizonte/MG.

2006
Refundação da Associação Brasileira de Estética, sob a coordenação de Rodrigo Duarte, com o apoio de membros da gestão anterior, Nilza de Oliveira, ex-presidente AEAL e ABRE, Monica Rapp, ex-vice-presidente ABRE, Daisy Justus, primeira vice-presidente da AEAL. Novo Estatuto. Belo Horizonte/MG, 19 de maio.

2007
8º Congresso Internacional de Estética: Estéticas do deslocamento. Primeiro evento da gestão de refundação ABRE (2006-2007), em Belo Horizonte, dando continuidade ao Congresso Internacional de Estética, promovido pela linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG, desde então evento oficial da ABRE.

III Colóquio Filosofia e Ficção. Brasília/DF.


2009
9º Congresso Internacional de Estética Brasil: Deslocamentos na arte. Ouro Preto/MG.

IV Colóquio Filosofia e Ficção. Rio de Janeiro/RJ.


2011
10º Congresso Internacional de Estética Brasil: Imagem, imaginação, fantasia. Vinte anos sem Vilém Flusser. Ouro Preto/MG.

V Colóquio Filosofia e Ficção. Goiânia/GO.


2012
Congresso Internacional Fantasia & Crítica. Ouro Preto/MG.

2013
11º Congresso Internacional de Estética Brasil: Gosto, interpretação e crítica. Belo Horizonte/MG.

VI Colóquio Internacional Filosofia e Ficção: Utopia, acronias e anarqueologias. Brasília/DF. Primeiro evento com a participação de estrangeiros convidados.

Jornada sobre a pós-história. Belo Horizonte/MG.


2015
12º Congresso Internacional de Estética Brasil: O trágico, o sublime e a melancolia. Belo Horizonte/MG.

VII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção: A arte da vingança. Ouro Preto/MG.


2017
13º Congresso Internacional de Estética Brasil: Os fins da arte. Belo Horizonte/MG

VIII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção: Tenda dos Milagres. Ilhéus/BA.


2019
14º Congresso Internacional de Estética Brasil: Artes do corpo, corpos da arte. Ouro Preto/MG.